terça-feira, 24 de novembro de 2015

Opinião pessoal sobre as cotas e o vestibular da UFPR

Estou vendo no meu feed do facebook muitos reclamarem das cotas e muitos reclamarem dos que reclamam e dos cursinhos (alguns que também fizeram cursinho, inclusive). Todos tem direito de expressar sua opinião, sim! Mas já deixou de ser uma discussão entre a favor ou contra as cotas.

Eu, particularmente, sou a favor das cotas. Vivemos num país em que é uma medida necessária. Os negros carregam o que eu aprendi em sala de aula como "estigma" e são sim menos favorecidos. Os colégios públicos estão, de fato, abaixo do nível de qualidade dos particulares. Colégios particulares são caros e pessoas de baixa renda não possuem condições de pagá-los. Justo.

Porém, no momento em que a diferença entre as notas de corte para cotistas e para concorrência geral é alarmante... Existe algo errado, muito errado. 

Google Imagens


Pode ser utópico, mas o certo seria a educação também ser de qualidade para colégios públicos, para negros e para pessoas de baixa renda. O nível de ensino no fundamental e no médio deveria ser bom o suficiente para que a diferença fosse, no mínimo, pequena.

Supondo que a nota de corte pra um curso x seja 16 de 80, tem pessoas que foram aprovadas com menos de 1/4 da prova. Isso pode significar que o ensino público, por exemplo, não instruiu uma pessoa o suficiente para realizar mais do que 1/4 de uma prova que avalia os conhecimentos básicos de um aluno para seu ingresso na universidade. O certo seria elevar a qualidade do ensino básico, não apenas disfarçar o problema com uma aprovação, empurrando os alunos para dentro. Mas, realmente, pode ser um sonho muito distante.

Enquanto isso, sei que muitos se esforçaram, passaram o ano se dedicando aos estudos e agora se sentem injustiçados. Por favor, não fique simplesmente apontando o dedo para essa pessoa que agora questiona o sistema implantado, que não foi aprovado em um exame importantíssimo para definição de uma vida. Como você se sentiria? O vestibular ainda é um sistema falho e desumano de seleção. Esse resultado só comprova isso.

De um lado, pessoas que investiram seu tempo e dedicação, estudaram e foram pressionadas durante o ensino médio inteiro para serem aprovados na prova mais importante das suas vidas, ficaram horas sem dormir e alguns até adoeceram nos piores dias. Do outro, muitos que se quer tiveram acesso a uma educação de qualidade, que não possuem o básico para entrar numa universidade e, consequentemente, ter uma profissão, que não tem condições de pagar uma particular, que sofreram racismo ou outros tipos de preconceito. (Desconsidero aqui aqueles que de certa forma burlaram os sistemas de cotas, não julgarei tal situação nesse texto, use como medida seu padrão, sua consciência) 

Temos muito o que questionar no meio de tudo isso, não é? Porém, reclamar do outro (que também passa por momentos difíceis diante do vestibular) não ajudará em nada.

Agora, talvez você se pergunte "Tá, mas o que eu posso fazer?"

Como cristã, eu responderia assim... 

Para aqueles que passaram: primeiramente, parabéns! Continue se esforçando e que Deus possa honrar o tempo que você dedicou aos estudos. Que, acima de tudo, seja feita a vontade dEle para sua vida. Segundo, não condene aqueles que não passaram, não reclame por que alguns estão reclamando. Não julgue.

Para os que não passaram: Eu entendo que agora é um momento difícil, de revolta. Você deve ter se questionado e, talvez, questionado a Deus. "Por que comigo?" Eu realmente não sei te responder, mas creio que Deus tem um propósito para todas as coisas, mesmo que você não saiba o motivo. Por mais que esteja triste, respire fundo. Tome seu tempo... Tente não reclamar, Deus não se agrada disso.

Para todos nós: Deus também não se agrada com situações erradas e de injustiça que o ser humano causa. Deus não se agrada daqueles que desviaram o dinheiro da educação, que não deram o devido valor e que prejudicaram o povo. Ele também não gosta de julgamentos, de reclamações...

Nosso país tem muitas coisas erradas e o principal, que podemos e devemos fazer, é ORAR. Orar pelos nossos comandantes, não ofendê-los (é isso mesmo que você ouviu). Orar pela nação. Orar pelos necessitados. Buscar o reino e a justiça de Deus.

“A tua justiça é eterna, e a tua lei é a verdade.” Salmos 119:142 NVI 

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.” Mateus 6:33 NVI

Por que a nossa própria justiça (a justiça dos homens) é descrita dessa maneira na Bíblia: 

“Somos como o impuro—todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe.” Isaías 64:6 NVI

Trapo imundo ou trapo de imundícia, caso você não saiba, na época, era um pano usado pelas mulheres menstruadas, o equivalente a um absorvente usado. Ou seja, nossa justiça não vale de nada. Lembrando que a justiça de Deus pode ser feita através dos homens (sim!), não estou dizendo que não pode, mas preste atenção no através! A justiça é de Deus, mas devemos fazer nossa parte deixando Ele agir através de nossas vidas e orando pedindo o direcionamento correto.

Por isso, vamos orar, confiar em Deus e deixar que Ele cumpra com Seus planos e realize a Sua vontade.

Confira o resultado da primeira fase da UFPR aqui.

2 comentários:

  1. Olá Kaori que legal ler seu blog. Achei seu texto FANTÁSTICO, mas gostaria de pensar algumas coisas do assunto das Cotas. Apresento aqui alguns argumentos em favor das Cotas. Bem não dá pra falar tudo e não pretendo aqui nenhuma "verdade" sobre o assunto mas apenas "argumentos".
    Tiro essas ideias de um curso que fiz sobre o acesso e permanência na Universidade pelo PROPE/UEL (Programa de Apoio a Permanência).

    "Supondo que a nota de corte pra um curso x seja 16 de 80, tem pessoas que foram aprovadas com menos de 1/4 da prova"
    ___________
    O Vestibular não é um critério de seleção para QUEM ENTRA na Universidade, mas para quem NÃO ENTRA. Se fosse um critério de Seleção TODOS que passassem de uma certa nota entrariam. Ele seleciona quais são aqueles que cabem dentro da Universidade.
    Vestibular é uma invenção nossa porque não temos condições de oferecer Universidade para todos.
    Ele não é pedagógico. Mas infelizmente o Ensino Médio se tornou um meio para a formação preparatória para o Vestibular.
    O Ensino Médio visa uma formação propedêutica e não o vestibular.
    _____
    A Universidade serve para formar as elites. Claro que não são todos. A elite que governará o futuro do país tem 99% formados pela Universidade. E isso não é ruim.
    _Aonde eu vou recrutar aqueles que eu vão ser os próximos líderes da nação?

    A Universidade e a educação são meios de Exclusão. Ou quem tem um diploma não tem mais chances no mercado de trabalho? Ou quem tem uma graduação ganha de maneira geral mais do quem não graduação?
    O percentual de negros universitários é de 2 a 5% da população.

    A Universidade tenta de maneira geral igualar de certa forma de uma forma muito básica que é o sistema de Cotas.

    A Universidade que tem um custo altíssimo para cada aluno, deve igualar a sociedade porque ela é sustentada por todo mundo.

    O sistema de cotas no vestibular ajuda apenas a nivelar o INGRESSO na Universidade. Uma outra coisa é a PERMANÊNCIA nesta.

    _________

    Muitos cotistas também estudam e se empenham muito para passar. Eles tem o desafio de compensar as dificuldades que tiveram na sua formação no sistema público da Educação Básica ao tentar ingressar no Ensino Superior Público.
    A rede pública de educação vem sofrendo diversas dificuldades como cortes no orçamento, falta de contratação de professores, falta de funcionários, dificuldades na estrutura física, no caso das universidades dívidas. A rede privada de Ensino Superior vem crescendo exponencialmente, mas tem a dificuldade de ausência de fiscalização, falta de legislação e regras de forma a oferecer um Ensino Superior de qualidade.
    No estado de São Paulo tivemos o fechamento de inúmeras escolas da rede de educação básica pública. Muito pouco houve de manifestação contra isso. Precisamos pressionar nossos governos para que a educação seja levada a sério pelos nossos governos.
    Muito há que ser feito, e procurei mostrar aqui que o problema é um pouco mais complexo...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Roger! Muitíssimo obrigada pelo seu comentário e pela leitura!

    Quero dizer que concordo plenamente com você. As cotas são uma questão extremamente profunda, algo que renderia e merece uma discussão, algo que devia ser discutido a níveis muito muito sérios. Todos deveriam parar para pensar, pelo menos, um pouco nesse assungo.

    O exemplo do número de questões era mais para o fato de como esse número mostra que essas pessoas foram, realmente, prejudicadas. Isso mostra, também, o quanto as cotas são necessárias. Com certeza, sem a cota, essa pessoa estaria fora da universidade. Muitas vezes por que não houve uma oportunidade melhor ao longo da vida, de forma até cruel.

    Como disse, eu sou a favor das cotas, do equilíbrio que elas buscam proporcionar na medida do possível. Mas creio que essas deveriam ser uma medida provisória, até que se atinja igualdade, o que está um pouco distante no atual momento do país. (Sonhar alto? Talvez.)

    Posso ter sido breve demais nesse assunto, mas meu foco, para esse único post, era realmente toda essa situação conflitante que o resultado do vestibular gerou. Mais do que o debate sobre a importância das cotas.

    Vi muitas e muitas reclamações de ambos os lados. O empurrão final para meu post, inclusive, foi um comentário maldoso, de uma garota cotista de escolas públicas, aluna do cursinho mais caro da cidade, aprovada na primeira fase, que riu na cara dos que não passaram e reclamou da frustração de seus colegas. Um acusando o outro, quando, na verdade, deveríamos estar unidos a favor de uma educação melhor. Isso me entristeceu de certa forma.

    Mas seu comentário agrega muito nesse ponto, que deixei um pouco de lado. Agradeço por ter parado aqui e contribuído para o post!

    Abraços :D

    ResponderExcluir