segunda-feira, 29 de junho de 2015

Seja forte e corajoso

Escutei e li esse versículo, encontrado em Josué 1.9, várias e várias vezes, nesses últimos dias. Começou com um "Manda esse! Acabei de compartilhar também", passei para frente. Mal sabia eu que essa palavra me serviria e muito.

De novo, estou aqui para falar sobre como Deus tem me ensinado a confiar. Por mais difícil que seja.

Não é nada fácil cumprir o que lemos nesse versículo - ser forte, corajosa, não se apavorar e nem se desanimar. É claro que eu não sou assim sempre. Imagina, eu, uma garota de 19 anos... Nem pensar. Mas é muito real que, apesar de todas as tribulações, podemos confiar nEle e descansar.

Muitas vezes, minha mente se enche de dúvidas como: "Por quê eu?", "Por quê tem que ser assim?", "Por quê tenho que ficar aqui esperando?" e "Por quê não posso ter uma resposta?". Isso é muito comum, pois temos medo de incertezas. Somos seres ansiosos, queremos respostas, preferimos um não ao talvez. É dessa maneira que, em vários momentos, o inimigo nos ataca. Silencioso, em nossas dúvidas.

Às vezes, todas essas dúvidas parecerão insuportáveis, amedrontarão. Sua vontade (ou a minha) será desistir. Essas dúvidas cairão, justamente, onde podem nos ferir. Podemos ficar tristes e apavorados. Tudo isso, em nossas mentes, parecerá real demais. Mas não passam de mentiras de quem quer nos derrubar.

A bíblia diz “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”
1 Pedro 5.7

SIM! Podemos entregar nossos problemas, dúvidas, perguntas, ansiedades, medos e incertezas nas mãos de Cristo. Por que Ele está cuidando de nós. Isso mesmo, no presente. A cada segundo, Ele está ao nosso lado. Ele nos acompanha, por onde andarmos.

Deus nos lembra da presença dEle, tanto em 1 Pedro 5.7 quanto em Josué 1.9.

Portanto, mesmo que você se sinta triste, lembre-se que Ele está ao seu lado. Mesmo que seja difícil perseverar na vontade do Senhor, que pareça impossível alcançar os sonhos dEle para você, que você se sinta fraca(o), não desanime, não se apavore.

E se, apesar de tudo isso, as coisas continuarem difíceis e duras... Ore e peça paz, calma e traquilidade. Você pode estar em meio a uma tempestade, mas o sol irá raiar. Às vezes, nós não somos fortes, não somos corajosos, mas o importante é respirar e se reerguer. Pois quem está ali ao seu lado, com a mão estendida para te apoiar, é Deus.

Em meio a tantas dificuldades, parece algo surreal, não é? Mas é verdade. Em meio ao sofrimento, Ele estará ali, para enxugar suas lágrimas. Se você está com problemas e não há ninguém para te ouvir, se você tem vergonha de contar... Deus te acolherá, limpará suas lágrimas e jamais julgará você.

Se você está passando por provações, sendo atacado(a), oprimido(a), aguente firme. Seja forte e corajoso(a), pois Deus estará com você. E se o inimigo ataca é em desespero, pois Deus tem planos grandiosos.

Então, alguém pode perguntar "Mas como você pode afirmar tudo isso?"

Posso afirmar tudo isso, pois eu experimentei isso.

Já faz um tempo que muitas dúvidas vem enchendo minha mente, mas eu continuei confiando naquilo que Deus tinha colocado em meu coração. Porém, nesse final de semana, tudo começou a ficar mais forte. De repente me sentia triste, magoada, desanimada. Bastou uma situação de desconforto, para que uma torrente de pensamentos negativos me tomassem. "Desista", "Não vai dar certo", "Você não consegue". Mas não me aprofundarei muito nessa parte.

Na manhã seguinte, Deus estava lá sorrindo pra mim, através da vida de diversas pessoas. Eu fui para o culto e lá estava uma amiga, para sentar ao meu lado, abraçar e segurar a minha mão, sem ao menos saber o que havia acontecido. Encontrei pessoas preocupadas comigo "tudo bem amadinha?", pessoas que me entenderam mesmo sendo - de repente - tratadas tão mal por mim (desculpe por isso), pessoas pra me fazerem rir, pessoas para orar por mim. Obrigada a cada um que se encontrar aqui, vocês sabem muito bem quem são. Deus usou a vida de vocês para cuidar de mim e sou muito grata por tê-los comigo.

Deus foi muito fiel, com uma filha que teria desistido, que queria chorar e ficar sozinha. Ele disse "Ei, olha só como eu amo você. Confia em mim". E eu sei que ele tem planos para a minha vida, por isso vou perseverar. Tentarei ser forte, corajosa, não desanimar e nem me apavorar. Mas acima de tudo, responderei "Eu confio".

Um comentário: